INFP
INFP: O sonhador
Lema: Num mundo ideal todos se respeitam.
- Fonte de Energia: Introversão (I)
- Coleta de informações: Intuição (N)
- Tomada de decisões: Sentimento (F)
- Forma de viver: Percepção (P)
• Estilo de Comunicação: Opinador (IxxP)
• Estilo de Raciocínio: Experimental (NF)
Funções Cognitivas:
1ª: Sentimento Introvertido (Fi)
2ª: Intuição Extrovertida (Ne)
3ª: Sensação Introvertida (Si)
4ª: Pensamento Extrovertido (Te)
Estilo de vida:
O INFP é um filósofo natural, criativo e leal que sonha com um mundo ideal para se viver. Harmônicos que buscam uma vida de equilíbrio espiritual, tem um sistema de valores altamente apurado (Sentimento Introvertido Dominante – Fi dom) e sabe imediatamente o que é bom e o que não presta, se agarrando com intensidade nas ideias que considera boas. Com Intuição Extrovertida Auxiliar (Ne aux) afiada, o INFP enxerga o futuro externo e o que ele trará para a humanidade, e aliado a sua função dominante, pode mergulhar num mar de ideias, mistérios e soluções possíveis para um mundo benigno. O sonhador acredita num mundo melhor, e gosta que as pessoas se respeitem, pregando o amor e compaixão por onde quer que andem. Também possuem a habilidade de saber as intenções, sentimentos e emoções das pessoas. Um INFP maduro sabe a importância do respeito, das leis, da ordem vigente, causas morais e da defesa dos direitos individuais por conta da sua Sensação Introvertida Terciária (Si ter) e como objetivo de vida, almeja ser alguém de sucesso, respeitado pela sua sabedoria e ideias brilhantes com seu Pensamento Extrovertido Inferior (Te inf), mas como essa função está no limiar do inconsciente, pode ter dificuldade em saber como alcançar isso, tendo medo do que as pessoas pensam sobre ele e se não está racionalizando adequadamente com o que faz sentido ao mundo externo.
Um INFP imaturo poderá estar com sua intuição desordenada e desenfreada, imaginando futuros incertos e mirabolantes, confiando apenas no que seu Sentimento Introvertido Dominante aponta ser o correto, segundo suas experiências passadas acumuladas na Sensação Inferior Terciária. Isso pode acabar se manifestando em formas autoritárias (Te inf) de expor seu ponto de vista, ou tentando se isolar completamente do mundo com medo do pensamento das pessoas sobre ele, baixando ainda mais sua auto-estima.
As Funções Cognitivas no INFP
1ª – Função Dominante:
-Fi Herói (IxFP): Tem domínio sobre o que julga ser certo para si, o que é moralmente correto na sua visão de mundo e o que deve ser feito segundo esses valores pessoais.
2ª – Função Auxiliar:
-Ne Pai (INxP): Tem responsabilidade em fornecer avisos sobre o destino das ações presentes, prever as consequências futuras e as intenções das pessoas.
3ª – Função Terciária:
-Si Criança (INxP): Usa experiencias passadas para justificar suas atitudes presente. Pode se tornar avesso a riscos não conseguindo sair do lugar.
4ª – Função Inferior
-Te Inferior (IxFP): Tem medo e insegurança sobre o que as pessoas pensam sobre ele. Não sabe (ou não gosta de) organizar pensamentos racionais.
Eixos Cognitivos no INFP
Fi – Te: Seus sentimentos são os mais corretos, por tanto, os outros o devem seguir.
Ne – Si: Muitas ideias e informações para conseguir encontrar uma base estável.
Estilo de Comunicação no INFP
Estilo de Raciocínio no INFP
Perfil profissional:
O INFP vai ter mais habilidades nas áreas que exijam um uso adequado das suas funções superiores Fi-Ne, que requeira um bom acumulo de ideias, fatores inter e intrapessoais e liberdade de criação:
- Artes
- Música
- Design
- Filosofia
- Escritor
- Literatura
- Professor
- Compositor
Pares ideais:
O INFP terá mais afinidade com tipos que compartilhem sua visão de mundo e respeito individual:
- ISFP (Fi-Se, liberdade e respeito por sentimentos)
- ENFP (Ne-Fi, visão de mundo e respeito a individualidade)
- ISFJ (Si-Fe, respeito e cuidado)
- INTP (Ni-Te, troca de informações e ideias)
- INFJ (Ni-Fe, aconselhamento pessoal)
Conflituosos:
O INFP terá conflito com tipos muito invasivos que não respeitem suas escolhas individuais e que façam pressão psicológica:
- ESTJ (Te-Si, crítico e controlador)
- ESFJ (Fe-Si, invasivo em suas escolhas)
- ENTJ (Te-Ni, muito metódico e exigente)
- ESTP (Se-Ti, velocidade de ação incompatível)
Pares românticos:
O INFP terá mais afinidade romântica com tipos com quem possam ficar a vontade na troca de ideias ou possam suprir suas fraquezas:
- ENFP (Ne-Fi, respeito individual e troca de ideias)
- INTJ (Ni-Te, troca de informação e segurança metódica)
- ESTJ (Te-Si, segurança a longo prazo)
- ISTJ (Si-Te, segurança e estabilidade)