Os Estilos de Raciocínio
HBDI: O lado dominante do cérebro
Os “4 Temperamentos de Keirsey” não é a única teoria a categorizar os 16 tipos de personalidade em 4 grupos diferentes. William Edward “Ned” Herrmann (1922 – 1999) foi um pesquisador e autor de estudos sobre a tecnologia da dominância cerebral e criador do modelo Herrmann Brain Dominance Instrument (HBDI), um instrumento teórico que mede o lado dominante do cérebro em cada pessoa.
Assim como os 4 temperamentos, o HBDI também é dividido em 4 categorias: Analítico, Experimental, Relacional e Prático.
A partir de pesquisas médicas sobre a atividade cerebral e aliando ao seu próprio estudo, Herrmann percebeu que há quatro diferentes padrões em como o cérebro recebe e processa as informações. Ele dividiu, então, o cérebro em dois eixos formando 4 partes, cada qual com sua particularidade, e uma delas que seria a parte dominante da mente de uma pessoa.
Nesse modelo é enfatizado realmente as quatro partes do cérebro, como o lado esquerdo responsável pela parte “lógica” da mente e a parte direita pela parte “emocional”, e a parte superior (ou frontal) sendo o hemisfério cerebral e a inferior (ou traseira) o sistema límbico.
Como pode ver na figura abaixo, o eixo horizontal representa o Racional vs. Intuitivo (algo como T vs. F no sistema Myers-Briggs) e o eixo vertical representando o Intelectual vs. Instintivo (algo como N vs. S no sistema Myers-Briggs) .
Divide-se então em quatro partes: Analítico, Experimental, Relacional e Prático:
Myers-Briggs no modelo de Herrmann
Se fizermos um paralelo com a teoria de Myers-Briggs podemos cruzar algumas informações:
No quadrante Analítico as palavras-chave destacadas são: auditivo, lógico, factual, crítico, técnico e quantitativo e tem em suas atividades preferenciais: levantamento de dados, análise, entendendo como as coisas funcionam, julgando baseado em fatos, critérios e raciocínio lógico. Podemos enxergar aqui os quatro tipos xNTx (ENTJ, ENTP, INTJ, INTP) por uso de funções que levantam hipóteses, conceitos, possibilidades, pensamento quantitativo etc etc.
No quadrante Experimental as palavras-chave destacadas são: visual, holístico, inovador, conceitual e tem como atividades preferenciais: ver o Todo, tomar iniciativa, desafiar premissas, pensamento metafórico, solução criativa de problemas, pensamento de longo prazo. Aqui relacionamos de certa forma os tipos que possuem xNFx (ENFJ, ENFP, INFJ, INFP) pelas atividades conceituais, criativas e metafóricas.
No quadrante Prático as palavras-chave destacadas são: proteção, segurança, estruturado, organizado, complexidade e detalhes, planejamento e tem como atividades preferenciais: trabalho orientado para detalhes, seguir orientações e procedimentos, solução de problemas passo-a-passo, organização e implementação. Podemos ver aqui uma mistura de tipos Sensoriais com Pensadores práticos como os xSTx (ESTP, ESTJ, ISTJ, ISTP) pelo uso de orientações lógicas e práticas, sentido prático, estratégia e ação.
- No quadrante Relacional as palavras-chave destacadas são: cinestésico, emocional, espiritual, sensações, interpessoal, sentimentos e tem como atividades preferenciais: ouvir e expressar ideias, busca do significado pessoal, interação grupal, conduzido por emoções e sentimentos. Vemos a relação entre Sensação com um sentido de integração ou funções sentimentais, como nos tipos que possuem xSFx (ESFJ. ESFP, ISFJ, ISFP) pelas atividades práticas conjuntas com necessidade de pertencimento e relacionamentos
Então, mesmo que uma pessoa possua todas essas características dentro de sí, a dominância cerebral de uma pessoa em um desses quatro quadrantes destacaria o seu tipo de personalidade.
Perceba, portanto, que diferente dos 4 Temperamentos de Keirsey que dividem os tipos em xNTx, xNFx, xSxJ e xSxP, no modelo de Herrmann esses dois últimos (SJ e SP) são substituídos por STs e SFs, facilitando até um pouco a compreensão visual nas letrinhas que estão todas localizadas no meio (xNTx, xNFx, xSTx e xSFx). Uma outra forma de se encaixar em 4 grupos para quem não se identifica com o famoso modelo dos temperamentos de Keirsey, como ISTP que talvez não se vê na categoria de Artesãos SPs ou talvez um ISFJ que não se via na posição de Guardião SJ.
(OBS.: A teoria de Herrmann não menciona a teoria de Myers-Briggs por questões de direitos autorais, apesar que esse e muitos outros modelos, como o próprio modelo de Keirsey utilizaram Myers-Briggs para fundamentarem as próprias teorias, e que se encaixam perfeitamente, como pôde observar mais acima.)
Isso talvez facilite para você que ainda deseja entender um pouco mais do seu tipo e saber que estamos explorando uma teoria ampla e cheia de ramificações para nos ajudar a descobrir um pouco mais de nós mesmos. Na imagem abaixo veja como a teoria de Myers-Briggs se relaciona com outras teorias similares
Myers-Briggs e as Funções Pares
Myers-Briggs trata das letras do meio como as Funções Pares (ou pares de funções), também chamadas de funções mentais porque são a base de como o cérebro funciona. Na abordagem te Myers-Briggs todos tem e usam todas as quatro funções: Sensação, Pensamento, Sentimento e Sentimento, e não é possível passar um dia inteiro seu usar pelo menos todas as funções em algum nível, da função mais forte até a mais rudimentar, você vai usa-las em algum momento do seu dia. Mas apenas duas delas fazem parte do seu tipo psicológico, que então definem o seu tipo mental, ou como falamos aqui, seu estilo de raciocínio:
Sensação e Pensamento (ST)
Sensing plus Thinking
Os STs abordam a vida e o trabalho de maneira objetiva e analítica, e gostam de se concentrar nas realidades e aplicações práticas em seu trabalho. Frequentemente, são encontrados em carreiras que exigem uma abordagem técnica das coisas e tendem a se interessar menos por carreiras que exijam o cuidado com pessoas ou a atenção ao seu crescimento e desenvolvimento.
Sensação e Sentimento (SF)
Sensing plus Feeling
Intuição e Sentimento (NF)
Intuition plus Feeling
Os NFs tendem a abordar a vida e o trabalho de maneira calorosa e entusiasta, e gostam de se concentrar em ideias e possibilidades, particularmente “possibilidades para as pessoas” Eles são frequentemente encontrados em carreiras que requerem habilidades de comunicação, foco no abstrato e compreensão dos outros. Eles tendem a se interessar menos por carreiras que exijam uma abordagem impessoal ou técnica das coisas e dos dados factuais.
Intuição e Pensamento (NT)
Intuition plus Thinking
Os NTs tendem a abordar a vida e o trabalho de maneira lógica e objetiva e gostam de usar sua engenhosidade para focar nas possibilidades, principalmente nas possibilidades de aplicação técnica. Eles costumam ser encontrados em carreiras que exigem uma abordagem impessoal e analítica de ideias, informações e pessoas, e tendem a se interessar menos por carreiras que exigem uma abordagem calorosa, solidária e prática para ajudar as pessoas.
Os 4 Estilos de Raciocínio dos 16 tipos
Nós adotamos o modelo de Myers-Briggs para a classificação dos 4 Estilos de Raciocínio dos 16 Tipos e a nomenclatura usada por Herrmann que se dividem em quatro categorias: Práticos (STs), Relacionais (SFs), Experimentais (NFs) e Analíticos (NTs)
Os PRÁTICOS (ST) são os quatro tipos entre os 16 tipos que possuem a letras S e T nas letras, referente a Sensação e Pensamento (Thinking). São eles: ESTP, ISTP, ISTJ e ESTJ.
Esse grupo é característico de pessoas que são, ao mesmo tempo, Realistas (S) em relação ao ponto de vista geral do mundo a sua volta e Pragmáticos (T) em relação a empatia que tem com as pessoas e objetos.
Os RELACIONAIS (SF) são os quatro tipos entre os 16 tipos que possuem a letras S e F nas letras, referente a Sensação e Sentimento (Feeling). São eles: ESFJ, ISFJ, ISFP e ESFP.
Esse grupo é característico de pessoas que são, ao mesmo tempo, Realistas (S) em relação ao ponto de vista geral do mundo a sua volta e Fraternais (F) em relação a empatia que tem com as pessoas e objetos.
Os EXPERIMENTAIS são os quatro tipos entre os 16 tipos que possuem a letras N e F nas letras, referente a Intuição e Sentimento (Feeling). São eles: ENFP, INFP, INFJ e ENFJ.
Esse grupo é característico de pessoas que são, ao mesmo tempo, Imaginativas (N) em relação ao ponto de vista geral do mundo a sua volta e Fraternais (F) em relação a empatia que tem com as pessoas e objetos.
Os ANALÍTICOS são os quatro tipos entre os 16 tipos que possuem a letras N e T nas letras, referente a Intuição e Pensamento (Thinking). São eles: ENTP, INTJ, INTP e ENTJ.
Esse grupo é característico de pessoas que são, ao mesmo tempo, Imaginativas (N) em relação ao ponto de vista geral do mundo a sua volta e Pragmáticos (T) em relação a empatia que tem com as pessoas e objetos.
Como identificar os Estilos de Raciocínio:
Utilize os exemplos abaixo para te ajudar a identificar o estilo de raciocínio da pessoa, o que ela pensa sobre o que está sendo dito.
1) Na MATRIZ DE ESTILOS DE RACIOCÍNIO como é o estilo de EMPATIA da pessoa:
a) PRÁGMÁTICO: Fatos e dados.
Tem maior considerações pelas leis que regem o mundo, sejam elas leis da sociedade, como as leis constitucionais ou leis naturais, como as leis da ciência, da forma como o universo se rege naturalmente. Por isso utiliza mais o raciocínio das leis para fazer seus argumentos.
Exemplo: “O que funciona”, “o que funciona para mim”, “o que funciona para todos”, “o que traz resultados práticos?”, “o que traz resultados óbvios?”, “o que é óbvio”, “o que é comprovado”, “o que é lógico”, “quais são os fatos?”
b) FRATERNO: Pessoas e relações sociais.
Tem maior considerações pela ética e moral entre as pessoas, da forma como as pessoas conduzem suas relações em sociedade e em grupos, em respeito as pessoas, sobre o que elas pensam e como elas são vistas de maneira geral. Por isso utiliza mais o raciocínio da fraternidade entre as pessoas para fazer seus argumentos.
Exemplo: “o que é certo”, “é o certo a se fazer”, “isso é bom para as pessoas”, “é melhor se for assim”, “bom para todos”, “isso é justo”, “isso é bom/não é bom”.
2) Na MATRIZ DE ESTILOS DE RACIOCÍNIO, como a pessoa encara a REALIDADE:
a) REALISTA: Coisas concretas, experiências reais.
Fazem colocações sobre o ambiente imediato a sua volta, observando a realidade das coisas como elas são, como acontecem ou como aconteceram. Por isso utilizam mais um raciocínio concreto e óbvio sobre o mundo nos seus argumentos para apontar coisas que consideram fatos.
Exemplo: “o que é”, “as coisas são assim”, “não poderia ser diferente disso”, “isso é feito dessa forma”, “isso acontece assim”, “isso aconteceu por causa de”.
b) IMAGINATIVO: Ideias e concepções.
Fazem observações abstratas sobre o mundo, da maneira como poderia ser ou poderia ter sido, ao invés do que realmente houve. Assim, constroem seus argumentos baseando-se em concepções e das possibilidades, de ideias futuras, da realidade alternativa que não existe, mas poderia existir segundo seu raciocínio.
Exemplo: “o que será que…”, “o que seria se…”, “e se…”, “o que poderia ser”, “o que aconteceria se fizéssemos dessa forma”, “se tentarmos dessa maneira”, “isso vai acontecer lá na frente”, “lá no futuro isso vai ser assim”, “isso podia ter sido feito assim”, “se tivessem feito assim teria sido diferente”.
Identifique como é o estilo de raciocínio da pessoa, como ela age e como pensa sobre os temas abordados. Anote:
Quantas vezes a pessoa mostra ter mais empatia de um PRAGMÁTICO vs. empatia de um FRATERNO?
Quantas vezes a pessoa usa argumentos de REALISTA vs. termos de IMAGINATIVO?
3) Identifique na MATRIZ DE ESTILOS DE RACIOCÍNIO qual o estilo dela.
A forma que a pessoa mais pensa, raciocina e age sobre os temas de uma conversa vai definir seu estilo
a) PRAGMÁTICO + REALISTA = ST (Prático)
b) PRAGMÁTICO + IMAGINATIVO = NT (Analítico)
c) FRATERNO + REALISTA = SF (Relacional)
d) FRATERNO + IMAGINATIVO = NF (Experimental)
Como identificar o tipo de uma pessoa com os Estilos de Raciocínio:
Depois de identificar o Estilo de Raciocínio e o Estilo de Comunicação de uma pessoa, cruze as informações na Grade de Estilos de Comunicação vs. Raciocínio para achar o tipo correspondente: